Logotipo do FOPEI - Fórum Permanente de Educação Inclusiva - o termo educação inclusiva sobreposto pela imagem de 5 figuras humanas de braços abertos, cada uma de uma cor

CENTRO UNIVERSITARIO BELAS ARTES DE SÃO PAULO
FORUM PERMANENTE DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA – FOPEI
CENTRO DE ESTUDOS MULTIDISCIPLINAR PRÓ-INCLUSÃO – CEMUPI

02 e 03 de dezembro de 2010
Os discursos e as práticas de Educação Inclusiva: a intersetorialidade em questão
Auditório Raphael Galvez
Rua Álvaro Alvim, 90 – Vila Mariana
Comissão Organizadora: Eliane Andreoli, Fabio Adiron e Liliane Garcez

Inscrições Gratuitas: http://extranet.belasartes.br/educacaoinclusiva/

A exemplo de anos anteriores (2007, 2008 e 2009), este encontro anual é fruto da parceria entre o CEMUPI e o FOPEI e objetiva ser um espaço para a reflexão e debate a respeito do processo de inclusão educacional no contexto da escola para todos. Neste ano de 2010, o seminário tem como propósito aprofundar o debate acerca dos diferentes discursos que estão postos no cotidiano escolar, a saber, o médico, o psicológico e o pedagógico. Para tal, foram convidados três representantes desses lugares que tem em comum atuarem na perspectiva de uma educação para todos e todas como direito inalienável de cada cidadão brasileiro. Aos três convidados foi solicitado uma atualização do que em sendo discutido/feito em cada uma das áreas acerca da educação na perspectiva da inclusão, bem como o ‘lançamento’ de algumas provocações aos participantes ‘esquentar’ o debate que será feito em seguida. Ao final do encontro, todos estão convidados a elaborar um documento que subsidie a política educacional na perspectiva da educação para todos a ser entregue aos gestores públicos.

SEMINÁRIO EDUCAÇÃO INCLUSIVA CEMUPI E FOPEI
Os discursos e as práticas de Educação Inclusiva: a intersetorialidade em questão DIA 02 (Quinta-feira) 1º Dia

8h – Credenciamento

9hAbertura do Seminário
Formação da Mesa
Apresentação do CEMUPI e FOPEI /vídeo dos outros seminários Auditório
Raphael Galvez 9h30Palestra
Liliane Garcez
Psicóloga pela Instituto de Psicologia da USP e administradora pública pela EAESP-FGV, mestre na área de Psicologia e Educação na Faculdade de Educação da USP.
Educação Inclusiva: o que o psicólogo tem a contribuir?

Auditório Raphael Galvez
10h15Café
10h40Discussão e início da elaboração de documento para os gestores
públicos. Auditório Raphael Galvez 12h30 Almoço
14h00Palestra Educação
Profa. Dra. Maria Tereza Egler Mantoan
Pedagoga, mestre e doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, Professora Assistente Doutor da Universidade Estadual de Campinas. Dedica-se, nas áreas de pesquisa,
docência e extensão, ao direito incondicional de todos os alunos à educação escolar de nível básico e superior de ensino.
Tema
Conquistas e Desafios da Educação Inclusiva no Brasil

Auditório Raphael Galvez

15h00 Discussão e continuidade da elaboração de
documento para os gestores públicos
Auditório Raphael Galvez
9h00Palestra Medicina
Dr. Gil Pena
Médico patologista, pai de pessoa com deficiência e colaborador da revista eletrônica Inclusive. Dedica-se a estudos na área da educação, dentro da linha do Projeto Roma.
Tema
Medicina e Educação: mitos e verdades

Auditório Raphael Galvez
10h15CaféSala a combinar
10h40Discussão e continuidade da elaboração do documento para os gestores públicos Auditório Raphael Galvez
12:30 Almoço
13:30Divisão dos participantes em grupos para discussão do documento preliminarSalas disponíveis do 2ª andar 16:30Retorno dos grupos para finalização do documento para os gestores públicos. Auditório Raphael
Galvez

Eventos: palestras, exposição de gráficos: posicionamento da educação inclusiva; apresentação musical, exposição de artesanato.