Inclusive - logotipo da Via Politica - livre informação e cultura.

Egberto Nogueira entrevista Rosa Gauditano, da Via Política

Fotógrafa Rosa Gauditano denuncia dramática situação dos indígenas Guaranis Kaiowás, ameaçados de extinção no Brasil, por abandono e conflitos de terra com fazendeiros do Mato Grosso do Sul. Veja a segunda parte da entrevista em vídeo – Guarani Kaiowá – O conflito da terra, de Egberto Nogueira, de São Paulo.

A renomada e experiente fotógrafa brasileira Rosa Gauditano há alguns anos pauta seu trabalho documental e artístico pela cobertura da situação dos grupos indígenas que sobrevivem no Brasil. Em julho deste ano, ela expôs, em um dos mais importantes centros culturais da Europa, uma coleção de imagens captadas por suas câmeras, além de desenhos produzidos por crianças do grupo Guarani M’Byá durante oficinas de arte da ONG Nossa Tribo, dirigida por Rosa Gauditano, em São Paulo.

Mulher indígena guarani com uma bandeira do Brasil servindo de lenço na cabeça
Foto de Rosa Gauditano

Nesta reportagem em vídeo, realizada por Egberto Nogueira, e produzida por Ímã Foto Galeria, de São Paulo, Rosa Gauditano denuncia que, entre as 233 etnias indígenas que falam 180 línguas diferentes no país, os índios Guaranis Kaiowás estão em pior situação. Hoje, eles vivem acampados na beira das estradas, ameaçados pelos fazendeiros. “A maior parte dos Guaranis Kaiowás estão em uma situação de extermínio. Já foi constatado que esta etnia está em fase de extinção”, relata a fotógrafa.

Veja a Parte 1 da entrevista: http://www.viapolitica.com.br/VPTV_37.php
___________________________________________

Fonte: ViaPolítica/Ímã Foto Galeria/ONG Nossa Tribo