Escola em Fortaleza desenvolve Projeto Aluno Cidadão
Formar o estudante para o exercício de sua cidadania, tendo em vista não só um bom desempenho escolar. Com esse objetivo, a Escola de Ensino Fundamental e Médio Santa Luzia, da rede estadual, em Fortaleza, realiza o Projeto Aluno Cidadão. A direção, professores, funcionários, alunos e pais participam da iniciativa que já começa a dar bons resultados.
Iniciado no primeiro semestre deste ano, com etapas de sensibilização e planejamento, o Projeto começou a ser executado neste segundo semestre, informa a diretora da Escola, Gilvânia Monteiro. Com ele, a Escola pretende promover a integração entre os alunos, estimular a preservação de seu ambiente escolar, incentivar a pratica de monitorias, valorizar a honestidade, a credibilidade e o compromisso intelectual, desenvolver o senso ético e possibilitar o exercício da cidadania.
Para começar, foi a partir da constatação do alto índice de carteiras quebradas, riscadas e pichadas em sala de aula, que a diretora da Escola, Gilvânia Monteiro, e equipe começaram um trabalho visando à preservação do patrimônio escolar pelos próprios alunos. Em cada sala, um grupo de quatro estudantes é escolhido a cada semana para coordenar, diariamente, a organização e limpeza da sala.
Essa é a parte prática, que terá outros desdobramentos. “Depois de cuidar da sala de aula, vamos trabalhar com a preservação dos livros e levar os alunos também a aprenderem a cuidar de suas casas”, diz a diretora. O exercício que desenvolve a responsabilidade de cada um, num trabalho de equipe, acontece em paralelo a seminários. O primeiro teve como gancho o filme didático “O problema não é meu”. Um segundo programado terá como tema “O que é cidadania” e o terceiro enfocará regimento da escola, onde estão os direitos e deveres que o aluno deve aprender para se tornar um cidadão.
Num concurso positivo, o Projeto vai estimular a formação da turma cidadã. “Não haverá competição para a escolha da turma cidadã, uma vez que todas podem chegar a esse conceito”, destaca a professora sobre um dos critérios do Projeto. Assiduidade, pontualidade, disciplina, rendimento serão levados em conta.
Segundo a diretora, a turma que desenvolver atividades extras (monitoria, projetos de ações solidárias e exposições culturais), ganhará créditos junto ao conselho de classe. Como recompensa, a turma cidadã poderá receber um ponto na média bimestral por disciplina, além homenagens, brindes ou medalhas.
O aluno Mateus de Melo Gomes, 13 anos, do 7º ano, gosta de participar do Projeto. Ele destaca o cuidado que a classe começa a ter com a limpeza e organização da sala e a forma como os colegas estão aprendendo a “aceitar as diferenças que cada um tem”. Se aparecem conflitos relacionados a religião ou sexualidade, Mateus diz que a direção vai às turmas para “falar, explicar”, melhorando a convivência.
Aline de Sousa Santos, de 10 anos, aluna do 6º ano, também elogia o Projeto. “Eu ajeito a sala, ajudo os outros colegas mesmo quando não é meu dia”, garante. A mãe dela, Andréia de Sousa Gomes, complementa a fala da filha “eu acho o Projeto bom porque incentiva os estudantes a cuidarem do patrimônio deles mesmo, que é a escola”. Questionada se a lição de classe está servindo para melhorar o desempenho de Aline também em casa, a mãe responde que sim. “Eu observo que ela está mais ativa, responsável. Não preciso mandar ela fazer as coisas”, diz.
A Escola de Ensino Fundamental e Médio Santa Luzia fica na Rua João Cordeiro, 711, Aldeota. Conta com 600 alunos e funciona nos três turnos. Pela manhã, com turmas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. À tarde, com turmas do 9º ano do EF ao 3º ano do Ensino Médio e à noite com turmas do Ensino Médio e Educação para Jovens e Adultos (EJA).
Mais informações: Gilvânia Monteiro, diretora da Escola de Ensino Fundamental e Médio Santa Luzia – (fone: 85 3101 5085)
Agência da Boa Notícia – (fone: 85 3224 5509) – Jornalista Responsável: Carmina Dias 00629JP / Estagiário de Jornalismo: Leandro Porto
________________________
Fonte: Agência da Boa Notícia
Deixe uma resposta