Prêmio Anu - imagem multicolorida de uma cidade engolida por cores, de onde voa um pássaro negro

A Central Única das Favelas – CUFA cria o “PREMIO ANU 2010” para chamar a atenção da sociedade para os projetos socioculturais que impactaram positivamente as comunidades populares durante o ano de 2010.

A CUFA desenvolve seus projetos visando o fortalecimento da cidadania, trabalhando o social .

O Prêmio Anu vem para valorizar e reconhecer publicamente iniciativas desenvolvidas em favelas e demais espaços em desvantagens sociais, gerando bem comum para a população, auto-estima das comunidades, trabalho, renda, qualidade de vida e equilíbrio social.

Símbolo da CUFA, o Anú Preto é um pássaro presente em todo o Brasil, encontrado em pastagens, campos, jardins, entre outras áreas abertas. Durante o período colonial, os portugueses e espanhóis usavam este nome para insultar os escravos e as pessoas de pele muito negra. O tempo foi se tornando aliado do preconceito contra esse pássaro – bem como contra os negros – fazendo com que a ave fosse culturalmente odiada pela população. A ave se transformou oficialmente no símbolo do agouro. A CUFA, mantendo a sua posição de quebrar os paradigmas, sobretudo os aplicados contra a população já estigmatizada, escolheu o Anu como o seu maior símbolo, a fim de fortalecer a cultura negra.

As indicações estaduais serão nos dias 09, 10 e 11 de outubro.

Mais informações em http://www.premioanu.com.br/