Por Patricia Almeida

Começa hoje e vai até dia 3/9 na sede da ONU em Nova York a Terceira Conferência dos Estados Membros sobre a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. O tema deste ano é “Inclusão das pessoas com deficiência através da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com deficiência.

O Brasil comparece com grande delegação e vai participar de um painel especial, apresentando as Políticas Inclusivas Brasileiras para pessoas com deficiência.

A Conferência começará com a eleição dos novos membros do Comitê de Monitoramento da Convenção. De acordo com o artigo 34 do documento, quando o número de ratificações passar dos 80, mais 6 candidatos serão eleitos, atingindo um total de 18 membros. Haverá ainda outra eleição para substtuição dos candidats cujo mandato termina em 2010.

São candidatos: Mukhtar Bin Mohammed Bin Mussalam Al-Rawahi, de Omã; Oman Luis Guillermo Bulit Goni, da Argentina; Theresia Degener, da Germany; Carlos Rios Espinosa, do México; Gabor Gombos, da Hungria; Fatiha Hadj Salah, da Argélia; Jaime Eulogia Huerta Peralta, do Peru; Hyung Shik Kim, da República da Coréia; Stig Langvad, da Dinamarca; Lotfi Ben Lallahom, da Tunísia; Edah Wangechi Maina, do Quênia; Ronald Clive Mc Callum, da Austrália; Mwanalushi Muyunda, da Zâmbia; Berta Luz Pascual Melara, de El Salvador; Silvia Judith Quan Chang, da Guatemala; Damjan Tatic, da Sérvia; Germàn Xavier Torres Correa, do Equador; Martin Mwesigwa Babu, deUganda; Hatema A. Barri, da Arábia Saudita; Alpha Boubacar Diop, da Guiné; Sivalingum Moodley, da África do Sul; Nahid Mohamed Khairy, do Sudão e Lauro de Leon Purcil, das Filipinas.

Fonte: http://www.un.org/disabilities/

Leia também: