Lançamento no dia 25 de maio, em Brasília, do Manual da Mídia Legal 6 – Comunicadores (as) pelas Políticas de Juventude se dará em seis formatos acessíveis, e simboliza o compromisso da Escola de Gente – Comunicação em Inclusão com o fortalecimento do diálogo entre as políticas de juventude e as de inclusão, especialmente no que se refere à educação inclusiva. É urgente garantir direitos humanos, como o direito à educação, aos(às) quase 50 milhões de jovens que hoje vivem no Brasil, especialmente para os(as) cerca de três milhões e seiscentos(as) mil com deficiência (Censo IBGE 2000). O Manual da Mídia Legal 6 foi editado e será distribuído gratuitamente com patrocínio da Petrobras.

A convite do Ministério da Educação, o Manual da Mídia Legal 6 será lançado durante o VI Seminário do Programa Educação Inclusiva: Direito à Diversidade, da Secretaria de Educação Especial (Seesp), que acontecerá de 24 a 27 de maio, na Academia de Tenis. Doze jovens formados(as) pela Escola de Gente, entre os(as) quais quatro Agentes da Inclusão, coautores(as) do novo Manual, participarão do Seminário e autografarão as publicações após a mesa de lançamento: “Políticas de Juventude na Perspectiva da Educação Inclusiva”. O grupo Inclusos e os Sisos – Teatro de Mobilização pela Diversidade, projeto de arte e transformação social da Escola de Gente, se apresentará para os(as) participantes na abertura do VI Seminário, na noite do dia 24.

“É a juventude que integra os projetos da Escola de Gente tendo a indescritível oportunidade de esta ´cara a cara` com quem enfrenta o desafio diário de implementar políticas e praticar a educação inclusiva no Brasil: 600 professores(as) e gestores(as) da rede pública de ensino. Este momento é simbólico e dá vida a um dos ideais que nortearam a criação da Escola de Gente, pois a organização crê que a construção de escolas inclusivas depende da cumplicidade entre os(as) estudantes e a comunidade escolar, parceria que deve transcender a aspectos pedagógicos e contaminar qualquer articulação ética a favor de uma escola que não discrimine em função de desigualdades e diferenças”, comenta Claudia Werneck, fundadora da organização, sobre o significado deste lançamento em Brasília.

Assim, ao celebrar seu oitavo ano de vida, a Escola de Gente reafirma seu compromisso com o atendimento de necessidades específicas de jovens com deficiência nas salas comuns das redes públicas de ensino, especialmente no Ensino Médio e na Educação de Jovens e Adultos(as). E reafirma que esta escolaridade, com equiparação de oportunidades e acessibilidade, deve se dar em qualquer espaço: presídios, campos, florestas, à distância, comunidades tradicionais, entre outros.

A Escola de Gente agradece à Seesp a oportunidade de oferecer nossa contribuição aos(às) legítimos(as) representantes da força que move o Brasil, o professorado, para que alunos(as) com deficiência, transtornos invasivos do desenvolvimento e altas habilidades se beneficiem da atual Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, assinada no ano de 2008 pelo Ministro da Educação, Fernando Haddad.

Formatos acessíveis – O Manual da Mídia Legal 6 poderá ser acessado, a partir do dia 25 de maio, em distintos formatos, conforme o Decreto Federal nº 5.296/04 e a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência da Organização das Nações Unidas (ONU), ratificada no Brasil pelo Decreto Legislativo nº 186/08 e o Decreto Federal nº 6.949/09:

– OpenDOC, DOC, TXT e PDF no site www.escoladegente.org.br

– CD no formato DAISY e formatos digitalizados

___________________

Fonte: Escola de Gente