Acessibilidade arquitetônicaNo próximo dia 26 de novembro, o Sistema Firjan e o Prefeito de Mesquita, Arthur Messias e representantes da ABCP se reunem para debater sobre acessibilidade e mobilidade urbana.

O objetivo da reunião é apresentar o projeto de revitalização das calçadas e a importância de torná-las acessíveis para as pessoas com deficiência física e os idosos, que representam boa parte da população brasileira, a fim de garantir melhor mobilidade interna entre os bairros, integrando à cidade ao seu entorno mais próximo.

Os benefícios apresentados pelos municípios que já adaptaram os passeios públicos são imensos. O comércio local é fomentado pelas pessoas que antes tinham dificuldade em se locomover, além de proporcionar melhorias estéticas na cidade, tornando-a mais atraente.

O mesmo projeto já foi apresentado a Prefeitura de Nilópolis, que irá adequar as obras que já estão em andamento aos padrões de acessibilidade. Alguns municípios do interior de São Paulo e o município de Vassouras, no interior do Rio de Janeiro, já adequaram os passeios públicos.

As prefeituras criaram uma cartilha explicativa para orientar os moradores a construírem suas calçadas no mesmo padrão. Formando parcerias entre prefeituras, empresários e comunidade, os municípios têm maiores condições de desenvolvimento e bem-estar, já que todos são beneficiados com as melhorias.

______________________________________________

Fonte de informação: O Repórter Link abrirá em uma nova janela ou aba.