Pessoas com deficiência intelectual estão de volta aos jogos paraolímpicos *

Kuala Lumpur, Malásia – Durante a Assembléia Geral do Comitê Paraolímpico Internacional (IPC), em Kuala Lumpur, na Malásia, a composição do IPC decidiu a favor da re-inclusão de atletas com deficiência intelectual (atletas ID) em competições, incluindo os Jogos Paraolímpicos.
O Presidente do IPC, Sir Philip Craven disse: “a realização de hoje é o resultado de uma coordenação única e excelente cooperação entre o esporte de governança e da comunidade científica. Quero agradecer a todas as partes envolvidas, especialmente os cientistas, por sua contribuição e empenho ao longo dos últimos dois anos”.
“Eu desejo a todos os atletas ID, sucesso em sua tentativa de definir desempenhos de classe mundial em competições futuras.” Continuou ele.
Esta decisão abre a participação de atletas paraolímpicos ID no esporte em um processo de duas etapas. Na primeira, o processo de classificação vai exigir a apresentação dos arquivos médicos apropriados para o INAS-FID – Internacional Comitê de Elegibilidade – para a revisão.
Uma vez que o pedido seja aprovado por esta Comissão, o INAS-FID vai emitir uma carta para o atleta afirmando que o atleta encontra-se “elegível” e está autorizado a seguir para a próxima etapa do processo de classificação. O esportista, em seguida, irá proceder a testes no local por um painel de classificação, nomeado pela Federação Internacional, que rege o desporto. Os testes no local incidirão sobre “esportes de inteligência”, e irá incluir testes relevantes para o desporto em particular.
A partir deste outono, nenhum esporte específico de pontuação mínima de deficiência estará disponível ainda. Isto requer a análise completa de todos os dados coletados a partir de 2009 pelo INAS-FID no Global Games e outras competições, e espera-se que os critérios sejam disponibilizados em meados de 2010.
É garantido que o Sistema de Classificação de Atleta ID seja desenvolvido em conformidade com o Código de Classificação IPC, tenha uma metodologia baseada em evidências e, portanto, reforce as decisões sobre o direito desses atletas na inclusão em um esporte específico.
Como conseqüência, os atletas ID poderão competir, a partir de agora, a critério da Federação Internacional que estiver pronta operacionalmente com o sistema de classificação.
O presidente do INAS-FID, Bob Price, disse: “Naturalmente, estou muito satisfeito com o resultado da votação. Mesmo que eles próprios não fizeram nada de errado, por nove anos, desde Sydney 2000, atletas ID foram excluídos dos Jogos Paraolímpicos e outras competições sancionadas”.
“Essa resolução traz um fim a este episódio lamentável e re-introduz atletas ID para o seu lugar adequado dentro da família Paraolímpica. Sou imensamente grato ao grupo de trabalho conjunto e suas equipes de pesquisa e estou ansioso para ver atletas ID competindo no palco do mundo, em Londres, em 2012,” concluiu Price.
A decisão sobre os eventos a serem incluídos no concurso será feita em conformidade com as disposições estabelecidas. Isto é para a determinação de eventos da competição, medalha e os respectivos critérios de qualificação, que são diferentes de qualquer outro evento para qualquer outro atleta. A inclusão de atletas ID não vai reduzir o número de atletas de outras classes nos Jogos Paraolímpicos de Londres 2012.
* Nota da Inclusive: o título original “Deficientes intelectuais estão de volta” foi substituído para estar em acordo com a Convenção sobre Os Direitos das Pessoas com Deficiência, vigente no Brasil desde agosto de 2008.
______________________________________________
Fonte de informação: Comitê Paraolímpico Brasileiro
bom dia estou feliz por vcs terem aceta a nossa area devouta obrigado meu nome e douglas sou deficiente intelectual jogo baskete nosso ultimo campeonato no global games 2011na italia ficamos em segundo lugar gostaria de saber se em 2016vcs vão colocar nossa modalidade na paraolimpiadas 2016 grato.
Gostaria de saber se um autista pode competir nas paraolimpiadas
Bom dia gostaria de saber se criança com autismo têm direito a participar da paraolimpíada e se na minha cidade tem sou de Assis Estado de São Paulo