Educadores debatem discriminação racial no ambiente escolar
Da Redação
Agência Pará
Superar práticas discriminatórias étnico-raciais no ambiente escolar. É com essa finalidade que professores da educação básica, das redes públicas e privada de ensino, participam do I Seminário Nacional e III Seminário Regional de Formação de Professores e Relações Étnico-raciais, que será realizado entre os dias 18 e 20 de novembro, em Belém.
Com o tema “Cultura, Raça e Educação: Temáticas Contemporâneas na Formação de Professores”, os seminários têm como objetivo fazer com que professores, pesquisadores, alunos de graduação e profissionais de outras áreas de conhecimento, em conjunto, estudem medidas que possam solucionar ou amenizar os casos de preconceito e discriminação racial nas escolas, avaliando também a aplicação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a educação das relações étnico-raciais e ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana.
Em 2003, uma pesquisa realizada pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) em cinco capitais brasileiras – Belém, Salvador, Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre – e no Distrito Federal, revelou que os alunos negros são os que mais se destacam ao assumir que sofrem preconceito por causa da cor, discriminação manifestada através de brincadeiras, xingamentos e apelidos dentro do próprio ambiente escolar.
Estatísticas como essa serão apresentadas durante a programação dos seminários, destacando sobretudo as especificidades e a realidade dessas questões na região amazônica.
Considerando os aspectos teórico-metodológicos da pedagogia que trata essa temática em sala de aula, o evento busca o incentivo à valorização das etnias e diversidade cultural, reconhecendo ainda a necessidade de um redimensionamento e reorientação dos estudos sobre a formação da sociedade brasileira.
SERVIÇO
O I Seminário Nacional e III Seminário Regional de Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais acontece de 18 a 20 de novembro no auditório Dom Alberto Galdêncio Ramos – Unama/Senador Lemos. O plano de atividades dos seminários inclui também palestras, mesas-redondas, exposição de grupos de trabalho, oficinas e mini cursos.
__________________________
Fonte de informação: Agência Pará de Notícias
Deixe uma resposta