Os acadêmicos da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) comemoram a ampliação da Biblioteca Frei Eugênio, que foi inaugurada ontem (16), na presença de importantes autoridades, como o reitor Virmondes Rodrigues Junior e a diretora de desenvolvimento da rede Ifes do Ministério da Educação (MEC), Adriana Rigon Weska.

Além do reitor da UFTM e diretora da rede Ifes, o deputado Paulo Piau, o professor João Francisco Naves, o vice João Ulisses Ribeiro e a professora Maria Beatriz estiveram presentes na solenidade de inauguração do novo espaço acadêmico.

A Biblioteca Frei Eugênio foi construída dentro dos moldes de uma arquitetura arrojada, moderna e repleta de detalhes. O novo espaço cultural atende as demandas dos cursos de graduação, pós-graduação e técnicos da UFTM, levando em consideração a capacidade e o volume de seu acervo. Os alunos podem usar oito salas, 26 ambientes reservados para internet, sendo que o local está completamente climatizado, com ar condicionado e estrutura para deficientes físicos.

O reitor Virmondes Rodrigues Junior salienta que, em toda a obra de ampliação, houve a preocupação com a acessibilidade e comodidade para os portadores de deficiência física.

As instalações possuem todos os requisitos de acessibilidade necessários e ocupam uma área de 2.408 m² dividida em um ambiente de estudo individual com 80 lugares, oito cabines de estudo em grupo, mesas com cerca de 70 lugares, 26 computadores disponíveis aos usuários, oito cabines para uso de materiais audiovisuais, local de acesso aos alunos para rede sem fio e duas salas para treinamentos dos usuários. “Procuramos oferecer o que há de melhor em termos de tecnologia aos nossos alunos e consequentemente fazer da nossa universidade uma referência”, acrescenta o reitor Virmondes Rodrigues.

O novo modelo, inclusive de empréstimo automatizado, agiliza o serviço e o aluno tem acesso direto aos livros. Apenas com o número da matrícula, o aluno agora pode acessar todo o acervo da biblioteca, incluindo livros e periódicos. Foi implantado um sistema magnético de segurança, para garantir a integridade do acervo bibliográfico e não-bibliográfico.

De acordo com Virmondes Rodrigues, a ampliação da Biblioteca Frei Eugênio é o primeiro investimento que está dentro do projeto Reuni, desenvolvido entre universidades do país. Com recursos do Ministério da Educação, previstos no Reuni, o investimento foi de R$ 1 milhão 980 mil. “Antes ocupávamos uma área era de 1.280 m² e, após a ampliação, passou para 2.408 m².”

Ainda segundo o reitor da UFTM, em 2005 a universidade contava com um pequeno quadro de 140 vagas disponíveis referentes ao vestibular. “Crescemos em muitos aspectos e para 2010 vamos oferecer 1.300 vagas aos vestibulandos”, reforça Virmondes.

A diretora de desenvolvimento do Ifes, Adriana Rigon, comenta sobre o crescimento das universidades no mandato do presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva. “Essa ampliação da UFTM está dentro das implementações na educação do governo atual. Ao todo, no mandato do governo Lula, foram criadas 15 universidades criadas, visto que duas foram implementadas”, esclarece Adriana Rigon.

A biblioteca conta ainda com escaninhos para o aluno guardar materiais na entrada do prédio. Toda a obra está composta por uma estrutura metálica e concreto armado, somando três pavimentos com acabamento em brindex e piso de granilite.

Renata Vendramini

_____________________________________

Fonte de infromação: Jornal de Uberaba Link abrirá em uma nova janela ou aba.