ser diferente

Manifesto Ser Diferente é Normal é lançado em Nova York – 6/9
O website onde tudo é normal, menos o preconceito

www.serdiferenteenormal.com.br
www.itsnormaltobedifferent.com

O Manifesto virtual “Ser Diferente é Normal”, pela inclusão de todos e contra o preconceito, do Instituto MetaSocial, foi apresentado no dia 6 de setembro, durante o Brazilian Day,  grande evento da comunidade brasileira nos Estados Unidos.

Veja o vídeo promocional da campanha no You Tube

O SER HUMANO acontece na natureza de diversas formas, cores, tamanhos…
Como definir normalidade, se nem dois gêmeos idênticos são iguais?

Por que SER DIFERENTE É NORMAL?
Porque cada pessoa é única.
E a única característica que nos une é a DIVERSIDADE

Você já viveu alguma situação em que se sentia excluído?
Imagina como seria carregar os traços de uma pessoa com deficiência?
Quer contribuir para um mundo sem preconceitos e, por isso, melhor para todos?
Então, seja bem-vindo ao Manifesto “Ser Diferente é Normal”, onde é possível fazer tudo isso, sem sair da frente do computador.

Pré-Lançamento no Brazilian Day
O Brazilian Day ocorre há 25 anos e agrega um público de 1 milhão e meio de pessoas ao longo de 25 quarteirões no coração de Manhattan. Este ano, participaram do show Marcelo D2, Alcione, Carlinhos Brown, Elba Ramalho, Victor e Leo e Arlindo Cruz. A apresentação do espetáculo foi de Regina Casé. A Rede Globo, parceira do Instituto MetaSocial é uma das promotoras do evento.

O filme de apresentação do Manifesto foi exibido em telões durante o espetáculo.  As três coordenadoras do Instituto MetaSocial estiveram no local dando maiores informações a respeito da campanha.

ONU
A campanha ajudará ainda a promover a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, primeiro tratado internacional de Direitos Humanos do século XXI das Nações Unidas (ONU), aprovada no ano passado pelo Congresso brasileiro com valor constitucional e que foi elaborada para garantir os apoios necessários para que todas as pessoas tenham as mesmas oportunidades na vida.
Mundialmente, o website do Manifesto será lançado na sede da ONU, no dia 3 de dezembro de 2009, Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.

MetaSocial
O Instituto MetaSocial é uma ONG com sede no Rio de Janeiro e representações em Campinas, São Paulo, Belo Horizonte, Brasília e Nova York, que, há mais de 15 anos desenvolve ações pela inclusão das pessoas com deficiência.
Atua em parceria com a mídia para difundir a noção de que “Ser Diferente é Normal”, no sentido de que todas as pessoas são diferentes, logo, a diferença é corriqueira, intrínseca, humana.
Esta frase é slogan do Instituto MetaSocial desde 2003.
Entre as várias ações já realizadas pelo Instituto estão filmes publicitários, um deles ganhador do Leão de Bronze em Cannes (Carlinhos), assessoria na inserção de personagem com síndrome de Down na novela Páginas da Vida, de Manoel Carlos (2006), lançamento dos primeiros bonecos com características de síndrome de Down industrializados, a Turma da Clarinha, assim como também no de Tati, personagem com síndrome de Down criado pelo Instituto Maurício de Sousa, entre outros.

Histórico do Manifesto
O Manifesto Ser Diferente é Normal foi criado para o Dia Internacional da síndrome de Down, (21/3) e apresentado no Brasil em março deste ano. O retorno do público foi tão grande (600 mil acessos em uma semana) que o MetaSocial decidiu lançá-lo mundialmente e expandir a iniciativa.

A idéia é que cada pessoa “assine” o Manifesto com sua imagem, reconhecendo que “Ser Diferente é Normal”, afinal, ninguém é igual. Cada pessoa é única. E a pior barreira que separa as pessoas é o preconceito. Somente através da inclusão de todas as pessoas na sociedade seremos capazes de construir uma sociedade para todos.
A princípio o website contará com versões em português, inglês e espanhol.
No Brasil, o Manifesto está sendo apresentado na Casa Cor Campinas até 6/10.
São parceiros do Instituto MetaSocial a Agência de Propaganda Giovanni+DraftFCB, a Rede Globo, Agência Inclusive, Microwave, Riot, Analog, e a SIACorp.

Apóiam a iniciativa:
Brasil
– Governo brasileiro, por meio da Coordenadoria Nacional para Inclusão da Pessoa com Deficiência, CORDE, da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República e do Ministério das Relações Exteriores
Federação Brasileira de Associações de Síndrome de Down (FBASD)
– Centro de Vida Independente (CVI Brasil) – http://www.cvi.org.br/cvibrasil .asp
3IN – Inclusão, Integridade e Independência
Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulohttp:/www.pessoacomdeficiencia. sp.gov.br/
Aparu – Associação dos Paraplégicos de Uberlândia
Grupo Terra – ONG – A Vida com outros Olhos
CVI Aracin Anallin, SP
International
Inter-American Institute on Disability and Inclusive Development http://www.iidi.org/
– Global Partnership for Disability and Development (GPDD) – http://gpdd-online.org/index.php
– Red Interamericana de Organizaciones no Gubernamentales de Personas con Discapacidad y sus Familias (Riadis) – http://riadis.net
– Handicap International – http://www.handicap-international.us/hi/
– Making it Work –  http://www.MakingItWork-crpd.org
– The Rolling Rains Report – Precipitating Dialogue on Travel, Disability, and Universal Design –  http://www.rollingrains.com/
Mr. Blue Sky Movie – Changing lives through Changing Mindshttp://www.mrblueskymovie.com/

(As organizações/instituições interessadas em apoiar a campanha devem enviar mensagem para o email: agencia.inclusive@ gmail.com)

EUA
Nova York – Patricia Almeida – 1-917-428-4756- pat_lucas@yahoo.com

Brasil
Rio – Helena Werneck – 55-21-7832-3221 – ID 7*46363 – helena@metasocial.org.br

Rio – Márcia Carlos de Andrade – 55-21-9190-9341 – marciadeandrade@globo.com

Campinas – Patricia Heiderich – 55 – 19- 7803.9014 – ID  7*46364 patrícia@metasocial.org.br

Mais informações:

Veja quem já participa do Manifesto  Ser Diferente é Normal

Sobre síndrome de Down

Vai falar ou escrever sobre deficiência? Saiba o que dizer e o que NÃO dizer

Convite às entidades para adesão ao Manifesto

Press Release in English

Leia também: