Descrição da imagem: Logotipo do Observatório da Educação, onde aparece caixa de diálogo com ponto de afirmação ao centro.

O Boletim do Observatório da Educação* desta semana acaba de publicar uma série de matérias e entrevistas sobre o debate a respeito do Parecer #13 e da regulamentação do Dec. 6.571, que orientam a organização da educação especial na perspectiva da educação inclusiva no sistema de educação brasileiro. Leia a seguir o texto principal do boletim e as demais colaborações e entrevistas.

MEC não homologa parecer do CNE sobre educação inclusiva.

Leia o artigo Inclusão desafia a educação especial, escrito por Lucio Carvalho, colaborador da Inclusive – Agência para Promoção da Inclusão.

Leia também as entrevistas com:

Eugênia Fávero, procuradora da república.
Parecer só reforça o direito à educação das pessoas com deficiência, diz procuradora

Liliane Garcez, coordenadora da área de educação da APAE SP.
“A gente melhora enquanto sociedade com a entrada da criança com deficiência na escola comum.”

Deputado federal Eduardo Barbosa (PSDB-RJ), presidente da Federação Nacional das APAEs.
APAEs: o sistema educacional não tem condições de absorver todas as matrículas de pessoas com deficiência

Fábio Adiron, membro da comissão executiva do Fórum Permanente de Educação Inclusiva.
“Somos a favor da educação especial e contra a escola especial, que é um modelo de segregação”, diz militante da educação inclusiva.

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* O Observatório da Educação é um programa da Ação Educativa (www.acaoeducativa.org.br) criado em 2002 a partir da constatação que a informação que circula publicamente, notadamente por meio da imprensa, é pautada e referenciada por governos. Seu objetivo central é elaborar e disseminar informações e opiniões consistentes e plurais, de modo a favorecer o controle e a capacidade de intervenção de atores da sociedade civil na definição e implantação de políticas educacionais.

Entre os objetivos específicos estão a elaboração de informações e disseminação de análises sobre políticas educacionais com base na relação cooperativa com redes de pesquisadores e outros agentes que detêm, ou podem produzir, informações estratégicas. Também, a organização de bases de dados e a promoção de debates sobre temáticas emergentes relativas à educação básica.

Por último, visa intensificar e intervir na difusão de informações e opiniões sobre educação nos meios de comunicação, de forma a subsidiar redes de atores que defendem direitos, propõem e controlam a ação do poder público nas áreas da educação.

Para concretizar os objetivos propostos, realiza as seguintes atividades:
realização de debates públicos sobre temas da atualidade;
sistematização dos resultados dos debates no boletim Desafios da Conjuntura;
envio regular do material produzido a gestores e parlamentares do município e estado de São Paulo, Conselho Nacional de Educação e membros das comissões de educação da Câmara e Senado Federal;
estímulo à pluralidade de opiniões por meio da publicação de artigos de pesquisadores e representantes da sociedade civil;
oficinas com jornalistas;
produção e envio sistemático de sugestões de pautas a jornalistas e comunicadores de todo o Brasil;
acompanhamento da cobertura de jornais e revistas sobre educação;
organização e atualização periódica de Banco de Fontes em educação.

Para falar coom o Observatório screva para:  observatorio@acaoeducativa.org
Ou ligue para: (11) 3151-2333 ramais 170 e 175