A Inclusive – Inclusão e Cidadania – é um projeto independente, autônomo e voluntário criado para promover a inclusão das pessoas com deficiência através da difusão da informação.

Foi ao ar em março de 2008 por iniciativa da jornalista Patricia Almeida, coordenadora estratégica do Instituto MetaSocial.

Tem foco na promoção da acessibilidade e da inclusão por meio da produção e veiculação de conteúdos informativos, principalmente sobre educação e direitos humanos relacionados a segmentos sociais vulneráveis – em especial às pessoas com deficiência.

Com isso, pretendemos sensibilizar e conscientizar órgãos governamentais, veículos de comunicação, assessorias de imprensa, organizações da sociedade civil, formadores de opinião e a população em geral quanto aos direitos, serviços e informações relativas a esses segmentos sociais.

Temos a intenção de colaborar para a promoção dos direitos humanos e, em especial, a implementação da “Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência” da Organização das Nações Unidas (ONU), Lei Brasileira de Inclusão (LBI) e da legislação sobre os direitos das pessoas com deficiência em direção a um público cada vez maior e heterogêneo.

A Inclusive é formada por profissionais da área de comunicação, direitos humanos e outros interessados em inclusão que atuam voluntariamente.

Praticamos o chamado jornalismo cidadão. Dentro desse espírito, a Inclusive mantém-se aberta à colaboração e parceria com outras instituições, tais como universidades, órgãos de imprensa, organizações sociais e, também, com pessoas individualmente.

Equipe Inclusive

Alice Gerhardt David é mulher cis, 31 anos, deficiente visual total, residente em Vespasiano – Minas Gerais; é estudante do oitavo período de Ciências do Estado, pela UFMG; integra o MUDEVI – Movimento Unificado de Deficientes Visuais de Minas Gerais; integrante da Coalizão Nacional de Mulheres, da Rede Itinerante de Mulheres Atuantes, da A Tenda das Candidatas, da Frente Nacional de Mulheres com Deficiência, do Movimento Brasileiro de Mulheres Cegas e com Baixa Visão; foi conselheira titular, pela Associação de Cegos Santa Luzia, do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (2021-2022) e atualmente, reeleita, mas como suplente (2022-2024); é como coordenadora da Comissão de Políticas Urbanas do dito Conselho. Militante pela causa das mulheres e pessoas com deficiência e demais minorias.

Gisele de Souza Cruz da Costa é mulher diagnosticada com TDAH. Mãe de duas mulheres, uma com deficiência e outra com TDAH. Advogada, ativista e jurista dos direitos da pessoa com deficiência. Atualmente é Coordenadora da Frente Nacional das Mulheres com Deficiência e do Projeto A INCLUSÃO COMEÇA AQUI em parceria com o ACESSAR/UFRA, Presidente da Comissão da Pessoa com Deficiência do IBDFAM PA e membro da Comissão de Implementação da Política de Acessibilidade na Ufra. Membro da Comissão Temporária da COP 30 da OAB PA. Colaboradora da Cartilha EU ME PROTEJO. Ex Presidente da Comissão de Proteção dos Direitos das Pessoas com Deficiência – OAB/PA. Juíza do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB-PA 2022/2023, Ex Presidente do Conselho Estadual de Direitos da Pessoa com Deficiência – PA. Ex Presidente da Comissão da Criança e do Adolescente do IBDFAM/PA – Instituto Brasileiro de Direito de Família. Ex Vice-presidente da Comissão Nacional de Direitos da Pessoa com Deficiência do Conselho Federal da OAB. Pós graduada em Direito Processual Civil, Direito Educacional e Direito das Famílias e Sucessões. Pós graduanda em Direito das Pessoas com Deficiência. Ex Conselheira Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente PA. Possui aperfeiçoamento em Transtorno do Espectro do Autismo, Educação Especial, Direito da Criança e do Adolescente e Direito das Famílias. Ex membro do CONADE Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Ministério da Mulher Família e Direitos Humanos. Ex membro do Comitê Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual contra criança e adolescente do Estado do Pará.

Lucio Carvalho nasceu em Bagé (RS), em 1971, e reside atualmente em Porto Alegre (RS). Autor de diversos livros, tem reportagens, artigos, resenhas e textos literários em publicações de todo o país. É pós-graduado em Literatura Brasileira pela UFRGS e servidor do Ministério Público do Estado do RS. É escritor, crítico literário e coordenador editorial da revista literária Sepé (https://revistasepe.art.br).

Patricia Almeida é criadora da agência de notícias Inclusive – Inclusão e Cidadania (Prêmios Educação em Direitos Humanos e Orgulho Autista), jornalista, especialista em Linguagem Simples (Universidad Autónoma de Barcelona, Fundación Visibilia – Argentina e Plena Inclusión – Espanha) e mestre em Estudos sobre Deficiência (CUNY – City University of New York) e coautora do Eu Me Protejo – educação para prevenção contra a violência na infância. É diretora de Comunicação da Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down e membra da Frente Nacional das Mulheres com Deficiência. Ex-assessora da Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência – CORDE, da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República. Criadora da GADIM – Global Alliance for Disability in Media and Entertainment, GADIM Brasil, Odimídia – Observatório da Diversidade na Mídia. Cofundadora do  Movimento Down, Movimento Zika e Adoções Necessárias. Ex-membro do Conselho da Down Syndrome International. Membro do Juri do prêmio Internacional Diversify TV Mipcom (Cannes). Colaboradora do Instituto MetaSocial, da campanha Ser Diferente é Normal. Medalha da Ordem do Rio Branco – Grau Cavaleiro – Ministério das Relações Exteriores.