Salas de recursos multifuncional para alunos com deficiência

segunda-feira, maio 4, 2009
Ilustração de carta simbolizando o e-mail.

Envie por e-mail





Envie por e-mail | Aumentar a fonte do texto. Diminuir a fonte do texto. | Por Equipe Inclusive

Por meio do Programa Educação Inclusiva Direito a Diversidade desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação de Canoinhas, as escolas da rede municipal de ensino vem realizando um trabalho voltado a inclusão dos alunos com deficiência no ensino regular, que neste ano conta com aproximadamente 100(cem) alunos matriculados com algum tipo de deficiência.

Para melhor atender essa clientela, estão em funcionamento as salas de Recursos Multifuncional – projeto em parceria com o Ministério da Educação/Secretaria de Educação Especial. Esse atendimento educacional especializado tem como função identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas. Os alunos são atendidos na sala de Recurso Multifuncional no contra turno escolar. A inclusão é uma inovação a qual gera transformações nas escolas visando atender as necessidades de cada aluno assegurando-lhes uma educação de qualidade.

Na Escola Básica Maria Lovatel Pires temos a Sala de Recursos Multifuncional para atendimento de alunos com deficiência visual, as Escolas Básicas Castelo Branco e Dr. Aroldo Carneiro de Carvalho possuem sala de Recursos Multifuncional para atendimento de alunos com deficiência mental.

A Orientadora Educacional e Coordenadora de Programa Educação Inclusiva, Solange Stezner, salienta a importância desta parceria entre a esfera federal e municipal em prol da inclusão escolar, proporcionando condições para garantia do direito de todos à educação, com acesso, participação, aprendizagem e qualidade.

Fonte: http://www.adjorisc.com.br/jornais/oplanalto/noticias/index.phtml?id_conteudo=192340&id_secao=18

Leia também:

Desabafo Autista na Câmara Legislativa - 18/6 - DF
Pessoas interessadas no tema autismo e asperger tr...
Conheça os finalistas da 1ª edição do Premio Nacio...
Após mais de 150 inscrições vindas de todo o Brasi...

8 Responses to “Salas de recursos multifuncional para alunos com deficiência”

  1. vandete andrade on 12 de janeiro de 2011 at 18:04

    Meu nome é vandete estamos implementando 4 salas multifuncional no munìcipio de Itacoatiara-Am é um trabalho novo que nunca foi feito no município mas estou muito confiante que vai dá certo porque é um sonho que começa a ser realizado e tenho certeza que vamos conseguir fazer um bom trabalho,só peço que você que já tem experiência com sals multifuncionais me ajude com informações sob recursos e funcionamento como por exemplo:o numero de alunos por sala,a forma de avaliação do aluno,como funciona a carga horária desse aluno,qual o papel fundamental do profissional que vai atuar nessa sala de aula.

  2. valdemir Ribeiro on 19 de janeiro de 2011 at 15:39

    Estar sendo implantado uma sala de recurso na escola que eu trabalho e, estou muito feliz, pois a nossa escola tem uma demanda de alunos que precisam ser atendido na mesma.Como estou concluindo uma Especialização em AEE foi indicado para atuar na respectiva sala.
    Observa-se que a educação é um direito de todos e, que as vezes esse todos não recebe uma educação de qualidade que deveria receber como manda a Lei. Diante disso a nova Politica de Educação Inclusiva veio alencar mais ainda uma democratização no ensino possibilitando a todos uma educação de qualidade sem distinção, pois a educação é a porta que possibilita abrir uma nova porta. Na pespectiva de educação inclusiva o aluno deve ser respeitado e valorizado e respeitados, mesmo com todas as suas limitações, pois cada aluno aprende de uma forma diferente em tempo diferente.
    Quero pedir carinhosamente que os colegas que tem uma certa experincia na area, troque experiencia com a nossa esola, pois ficaremos extremamente grato em poder colaborar também com as nossas.

  3. Marília on 27 de janeiro de 2011 at 12:04

    Olá,

    Trabalho com Educação Especial em Angra dos Reis/RJ e gostaria de saber se alguém conhece ou trabalha com algum projeto de implantação de sala de recursos multifuncional voltada para segundo segmento.
    No Aguardo,

  4. Francineide Lima on 24 de fevereiro de 2011 at 15:26

    Sou professora de educação especial, meu nome é Francineide e trabalho na Escola Princesa Izabel no município de Santarém Pará.Gostaria de saber como devo decorar a sala de recursos multifuncional? Pois é a primeira vez que tal sala funcionarÁ nesta referida escola. fico feliz pela sala, mas to apreensiva pelo seu funcionamento.

  5. RITA DE CÁSSIA BASTOS on 12 de abril de 2012 at 18:09

    Sou pedagoga e atualmente estou trabalhando com salas de recursos, mas não tenho nenhuma experiência concreta de com atuar, sendo assim, gostaria de algumas pistas, para trabalhar de forma mais agradável o possível e principalmente confirma que vale apena.

  6. RITA DE CÁSSIA BASTOS on 12 de abril de 2012 at 18:11

    gostaria de saber como enfeitar uma sala de recurso, quando tenho vários tipos de deficiências.

  7. Marli da silva scheffer on 24 de julho de 2012 at 22:01

    Depois das férias vou trabalhar na sala de recursos,mas não tenho experiência,gostaria de algumas atividades para trabalhar com as crianças.obrigado

Enviar comentário