Ilustração de 10 alunos de diferentes cores e habilidades, alguns sentados, outros de pé, em sala de aula e um professor com o braço nos ombros de dois dos alunos

Um levantamento do Todos Pela Educação para o Observatório do PNE, com base nos dados do Censo da Educação Básica (MEC/Inep), mostra que a matrículas de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação em classes comuns, ou seja, com alunos que não têm essas características, têm crescido gradativamente desde 2007, passando de 46,8% nesse ano para 76,9% em 2013. Contudo, o número de matrículas diminui consideravelmente desde os anos iniciais do Ensino Fundamental até o Ensino Médio, indicando que muitos desses alunos não chegam à etapa final da Educação Básica.

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Os dados completos do levantamento para todo o Brasil, regiões e unidades da federação estão disponíveis no Observatório do PNE, como indicadores auxiliares: http://www.observatoriodopne.org.br/metas-pne/4-educacao-especial-inclusiva/indicadores. Para ver as desagregações, clique em “Adicionar regiões e estados”, e escolha as localidades a serem exploradas.

*Sobre o Observatório do PNE

O Observatório do PNE (www.observatoriodopne.org.br), iniciativa de 20 organizações ligadas à Educação, sob a coordenação do Todos Pela Educação, é uma plataforma online que tem como objetivo monitorar os indicadores referentes a cada uma das 20 metas do Plano Nacional de Educação (PNE) e de suas respectivas estratégias, e oferecer análises sobre as políticas públicas educacionais já existentes e que serão implementadas ao longo dos dez anos de vigência do Plano.

Informações para a Imprensa:
Todos Pela Educação – Bárbara Benatti
barbara@todospelaeducacao.org.br/ (11) 3145-5377