Um pessa segura o globo terrestre, a seguir o título do eveento e datas

O “Memorial da Inclusão: os caminhos da pessoa com deficiência”, órgão da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, tem o prazer de organizar mais uma rodada de debates abordando o tema dos Estudos sobre a Deficiência.

Os chamados Disability Studies consistem num campo de estudos interdisciplinar que ganhou projeção mundial, tendo origem no contexto anglo-saxão, em meados da década de 1960. A proposta principal desse movimento intelectual, que mais tarde, acabou compondo os discursos dos movimentos ligados aos direitos das pessoas com deficiência, é a de que a deficiência não é simplesmente uma tragédia individual cuja “solução” estaria reservada aos quartos dos hospitais e centros de reabilitação. Ela é muito mais do que isso, portando dimensões sociais e políticas. Nessa perspectiva, as inciativas nesse campo visam gerar debates públicos que desconstroem preconceitos e retiram da deficiência a noção de ‘doença’, ‘degeneração’ e ‘desvio’ e a situam na perspectiva de uma condição da diversidade humana – como mulheres, negros, gays, indígenas e outras minorias – sem, no entanto, criar rótulos e identidades férreas.

Nesse sentido o Memorial da Inclusão vem procurando incentivar, fomentar trabalhos, realizar debates e encontros entre especialistas e simpatizantes do tema a fim de agregar esforços para a construção de uma sociedade mais inclusiva. Em junho de 2013 organizamos o evento “Conflitos, Direitos e Diversidade: I Simpósio Internacional de Estudos sobre a Deficiência”, e em abril a mesa redonda “Gêneros & Deficiência” durante a XIII REATECH.

Seguindo esse movimento, realizaremos, no contexto da Reabilitação Feira + Fórum2014 (http://goo.gl/jrKNn7), mais quatro mesas redondas temáticas compostas por reconhecidos especialistas nos respectivos assuntos.

Inscrições e programação completa neste link.