Tela de celular no interior de sala de cinema

Do Diário Digital

Disponível para as plataformas Android e iOS, a aplicação WhatsCine oferece acessibilidade no cinema para surdos e cegos. O programa – compatível com apenas alguns filmes em cartaz – coloca no ecrã de tablets e smartphones um intérprete de libras (língua brasileira de sinais) e legendas, além de emitir áudio-descrição via auriculares.

Por enquanto, o recurso só está disponível nas salas de cinema em São Paulo: desde Abril, foram mais de 150 sessões das quais participaram cerca de 100 espectadores com deficiência auditiva ou visual.

«Estamos a trabalhar para levar o WhatsCine para mais salas em São Paulo e também para o Rio de Janeiro, onde dez complexos de cinema oferecerão a tecnologia ainda este ano», afirmou Pedro Berti, gerente do app no Brasil.

Desenvolvido na Universidade Carlos III de Madrid, em Espanha, a aplicação tem no Brasil parceria com a associação Mais Diferenças. Para que funcione, os representantes do WhatsCine associam-se a produtoras, distribuidoras e também a salas de cinema.

As produtoras precisam de autorizar a adaptação do conteúdo, para então serem criadas as legendas, a interpretação em libras e a áudio-descrição do filme. Já as salas de cinema têm de oferecer uma rede Wi-Fi específica, que fornece acesso ao conteúdo de acessibilidade – os recursos não funcionam via rede de dados móveis.

Na rede do WhatsCine, só trafegam dados fornecidos pela aplicação (os frequentadores da sala não poderão usá-la para navegar na Internet, por exemplo).

Para minimizar na sala de cinema o impacto das telas ligadas, o WhatsCine usa alguns recursos. Entre eles, reduzir automaticamente o brilho do telemóvel assim que o utilizador opta pela exibição de legendas. As letras brancas aparecem sobre fundo preto, também utilizado atrás do intérprete de libras (que veste sempre uma camisa preta).

O WhatsCine não revela o custo de implementação da tecnologia, mas afirma tratar-se de uma solução de baixo custo. «A sua adopção não exige nenhuma adaptação da sala de cinema, requerendo apenas a instalação de um computador e um modem», diz o site do app.