Associação Elos da Vida sensibiliza empresas para inclusão de pessoas com deficiência

segunda-feira, fevereiro 6, 2012
Ilustração de carta simbolizando o e-mail.

Envie por e-mail





Envie por e-mail | Aumentar a fonte do texto. Diminuir a fonte do texto. | Por Equipe Inclusive

Com a Companhia de Dança sobre Rodas, integrada por cadeirantes e andantes, a Associação Elos da Vida emociona plateias desde 2002. Na missão de promover a inclusão de pessoas com deficiência, a entidade desenvolve outras ações além da arte, como oficinas e cursos de orientação familiar, social e profissional. Neste início de ano, está com inscrições abertas para cursos profissionalizantes e vai intensificar a sensibilização nas empresas para que contratem e mantenham pessoas com deficiência nos postos de trabalho.

As inscrições abertas são para os cursos de Recepcionista com informática e inglês básico, Operador de computador com inglês básico, Auxiliar de escritório também com inglês básico, Figurinos e adereços, Unhas decorativas/cabeleireiro e maquiagem. A Associação também está recebendo inscrições para os cursos de Dança e música e de Literatura Infanto-Juvenil. A Coordenadora da Elos da Vida, Renata Távora, informa que qualquer pessoa com deficiência pode fazer a inscrição. Os cursos são grátis, com cargas horárias variando de 200 a 400 horas/aula.

No Brasil, de acordo com a Lei 8.213/91, empresas com no mínimo 100 empregados devem reservar parte das vagas para “beneficiários deficientes reabilitados ou pessoas portadoras de deficiência, habilitadas”. As proporções são as seguintes: 2%, se tiverem entre 100 e 200 empregados; 3%, entre 201 e 500; 4%, entre 501 e 1000; e 5%, de 1001 em diante.

Apesar da lei, os profissionais com algum tipo de deficiência ainda encontram preconceito. “As empresas cumprem a lei, mas não retêm o trabalhador por muito tempo. Há muito tira e bota, o que é ruim para a empresa e para o profissional”, diz Renata. Por isso, a Associação oferece às empresas cursos e oficinas para gestores e funcionários, como forma de sensibilizá-los, promovendo a inclusão das pessoas com deficiência. A empresa que desejar é só entrar em contato com a Elos da Vida.

A Associação, com sede na Rua Afonso Celso, 430, Aldeota, em Fortaleza, atende 80 crianças, jovens e adultos em seus vários projetos. Já a Companhia de Dança conta hoje com 20 integrantes e está montando o espetáculo Roda da Vida. Nesses anos, a entidade é mantida através de prêmios, convênios e parcerias (Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, Secretaria Municipal de Assistência Social, Instituto Cooperforte, Fundação Beto Studart, UNIMED, e Coelce) e doações. Qualquer pessoa da sociedade que deseje doar roupas de dança, cadeiras de roda, alimentos ou auxílio financeiros pode entrar em contato com a coordenação.

Mais informações: Renata Távora, Coordenadora da Associação Elos da Vida – (fone: 85 3244 3536)
Fonte: Agência da Boa Notícia – (fone: 85 3224 5509)

Leia também:

Filhos de presos são vítimas de negligência e prec...
Filhos de pai ou mãe presos passam por problemas c...
Movimentos sociais querem incluir a felicidade na ...
Entidades da sociedade civil internacionais e bras...

One Response to “Associação Elos da Vida sensibiliza empresas para inclusão de pessoas com deficiência”

  1. maria de jesus pereira on 20 de setembro de 2012 at 12:10

    adoro o trabalho de vcs, tenho certeza que ainda vou ter oportunidade de fazer um outro curso com vcs e sonseguir concluir

Enviar comentário