Associação Elos da Vida sensibiliza empresas para inclusão de pessoas com deficiência

segunda-feira, fevereiro 6, 2012
Ilustração de carta simbolizando o e-mail.

Envie por e-mail





Envie por e-mail | Aumentar a fonte do texto. Diminuir a fonte do texto. | Por Equipe Inclusive

Com a Companhia de Dança sobre Rodas, integrada por cadeirantes e andantes, a Associação Elos da Vida emociona plateias desde 2002. Na missão de promover a inclusão de pessoas com deficiência, a entidade desenvolve outras ações além da arte, como oficinas e cursos de orientação familiar, social e profissional. Neste início de ano, está com inscrições abertas para cursos profissionalizantes e vai intensificar a sensibilização nas empresas para que contratem e mantenham pessoas com deficiência nos postos de trabalho.

As inscrições abertas são para os cursos de Recepcionista com informática e inglês básico, Operador de computador com inglês básico, Auxiliar de escritório também com inglês básico, Figurinos e adereços, Unhas decorativas/cabeleireiro e maquiagem. A Associação também está recebendo inscrições para os cursos de Dança e música e de Literatura Infanto-Juvenil. A Coordenadora da Elos da Vida, Renata Távora, informa que qualquer pessoa com deficiência pode fazer a inscrição. Os cursos são grátis, com cargas horárias variando de 200 a 400 horas/aula.

No Brasil, de acordo com a Lei 8.213/91, empresas com no mínimo 100 empregados devem reservar parte das vagas para “beneficiários deficientes reabilitados ou pessoas portadoras de deficiência, habilitadas”. As proporções são as seguintes: 2%, se tiverem entre 100 e 200 empregados; 3%, entre 201 e 500; 4%, entre 501 e 1000; e 5%, de 1001 em diante.

Apesar da lei, os profissionais com algum tipo de deficiência ainda encontram preconceito. “As empresas cumprem a lei, mas não retêm o trabalhador por muito tempo. Há muito tira e bota, o que é ruim para a empresa e para o profissional”, diz Renata. Por isso, a Associação oferece às empresas cursos e oficinas para gestores e funcionários, como forma de sensibilizá-los, promovendo a inclusão das pessoas com deficiência. A empresa que desejar é só entrar em contato com a Elos da Vida.

A Associação, com sede na Rua Afonso Celso, 430, Aldeota, em Fortaleza, atende 80 crianças, jovens e adultos em seus vários projetos. Já a Companhia de Dança conta hoje com 20 integrantes e está montando o espetáculo Roda da Vida. Nesses anos, a entidade é mantida através de prêmios, convênios e parcerias (Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, Secretaria Municipal de Assistência Social, Instituto Cooperforte, Fundação Beto Studart, UNIMED, e Coelce) e doações. Qualquer pessoa da sociedade que deseje doar roupas de dança, cadeiras de roda, alimentos ou auxílio financeiros pode entrar em contato com a coordenação.

Mais informações: Renata Távora, Coordenadora da Associação Elos da Vida – (fone: 85 3244 3536)
Fonte: Agência da Boa Notícia – (fone: 85 3224 5509)

Leia também:

Ações buscam cumprimento da audio-descrição
"Nosso objetivo é que a áudio-descrição seja ...
Regras para contratação de pessoas com deficiência...
Pela regulamentação, os auditores do trabalho deve...

One Response to “Associação Elos da Vida sensibiliza empresas para inclusão de pessoas com deficiência”

  1. maria de jesus pereira on 20 de setembro de 2012 at 12:10

    adoro o trabalho de vcs, tenho certeza que ainda vou ter oportunidade de fazer um outro curso com vcs e sonseguir concluir

Enviar comentário