Capa do livro, onde se vê as várias outras capas

O Instituto Vladimir Herzog lançou, nesta terça-feira (25), o livro “As Capas desta História”, que relembra momentos do Brasil e da imprensa nacional durante a ditadura militar.

A obra escrita por Ricardo Carvalho é resultado de mais de um ano de pesquisas, e apresenta mais de 300 capas de jornais alternativos, clandestinos e produzidos no exílio. As informações são do DCI.

O livro mostra a trajetória da imprensa desde 1964, ano do golpe, até a Lei da Anistia, em 1979. Além disso, o capítulo inicial, “Precursores desta História, demonstra o viés contestador e questionador dos jornais brasileiros, desde o seu início. Correio Braziliense e o jornal A Manhã são alguns exemplos desta seção especial.

“As Capas desta História” faz parte do projeto “Resistir é Preciso…”, que busca manter viva a memória da luta da imprensa durante a ditadura. O livro será vendido na Livraria Cultura, local do lançamento, e no site do Instituto Vladimir Herzog.

O material é fruto de uma pesquisa de quase dois anos que gerou também uma série de entrevistas divulgadas em vídeo pelo Instituto, disponível aqui.

Fonte: FNDC/Nós da Comunicação