Organizações sociais participantes da Pré-Conferência das Américas, realizada entre os dias 24 e 26 deste mês, em Salvador, reuniram uma série de propostas e recomendações para o Governo, parlamentares e sociedade civil, na “Carta da Bahia”. O documento será apresentado oficialmente na Conferência Mundial de Juventude, marcada para o período de 31 de julho a 13 de agosto, no México.

O presidente do Conselho Nacional de Juventude (Conjuve), Danilo Moreira, explica que a elaboração da carta representa um momento histórico para todas as pessoas envolvidas com a agenda juvenil, pois reforça a importância do tema e contribui para que ele seja tratado como prioridade pelas políticas públicas dos 30 países presentes no encontro.

A carta propõe a realização de ações conjuntas entre Governo, parlamentares e sociedade civil nas áreas de: gestão das políticas nacionais de desenvolvimento; enfrentamento da miséria, da pobreza e da exclusão; trabalho e emprego; educação; acesso de pessoas jovens à tecnologia e inovação; saúde das pessoas jovens como fator de inclusão; equidade de gênero; segurança e promoção dos direitos humanos; desenvolvimento sustentável; migração internacional; participação cidadã e associativismo; e cooperação internacional da juventude.

Para isso, o documento destaca como fundamental o desenvolvimento do protagonismo juvenil e a priorização da elaboração de políticas públicas voltadas aos jovens. Tais recomendações buscam estimular o engajamento da juventude na promoção do progresso, com ênfase das Metas de Desenvolvimento do Milênio, por meio de um sistema de cooperação e diálogo entre os países.

Além disso, a Carta propõe a elaboração de um Plano de Ação Mundial das Juventudes e a criação de uma Declaração Universal de Juventude.

“Ao mesmo tempo em que enfrentam problemas comuns, nossos povos se alimentam da esperança de que suas crianças, adolescentes e jovens poderão viver, em breve, em uma América menos desigual e mais justa. Por essa razão, nossos povos se comprometem com a construção de sociedades mais prósperas, mais democráticas e mais equitativas”, explica o texto oficial do documento.

Sobre a Conferência Mundial da Juventude

A Conferência Mundial do México, que vai acontecer entre os dias 31 de julho e 13 de agosto, faz parte da programação das Nações Unidas para o ano de 2010, eleito como Ano Internacional da Juventude. O evento permitirá fortalecer os laços de cooperação entre os países e atores sociais ligados às políticas juvenis.

Até dezembro, uma série de atividades vai garantir maior visibilidade e estímulo aos esforços dos jovens, para que se tornem efetivamente os protagonistas no processo de desenvolvimento de seus países.

Para ler a Carta da Bahia na íntegra, acesse: www.juventude.gov.br/arquivos/pre_conferencia_carta_pdf

Com informações do site do Conjuve
___________

Fonte: Adital