Gênero e diversidade nas escolas

sexta-feira, março 5, 2010
Ilustração de carta simbolizando o e-mail.

Envie por e-mail





Envie por e-mail | Aumentar a fonte do texto. Diminuir a fonte do texto. | Por Equipe Inclusive

Estão disponíveis para download os dois volumes do livro de conteúdo do curso GDE (Gênero e Diversidade na Escola) 2009.

O curso Gênero e Diversidade na Escola – GDE visa à formação de profissionais da educação da rede pública e aborda as temáticas de gênero, sexualidade e igualdade étnico-racial.

O curso GDE é semipresencial e possui carga horária de 200 horas. Delas, 18 são trabalhadas em aulas presenciais por meio de seminários-participativos. Via Internet o cursista tem mais 182 horas de atividades. Considerado pelo Ministério da Educação (MEC) como de atualização, o curso é certificado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Na versão 2010, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), através do Centro Latino-Americano em Sexualidade e Direitos Humanos (CLAM), oferecerá 1200 vagas para educadores do Rio de Janeiro.

A proposta principal do projeto é fornecer elementos para transformar as práticas de ensino, desconstruir preconceitos e romper o ciclo de sua reprodução pela escola. Com este curso os profissionais adquirem, no cotidiano da sala de aula, instrumentos para refletir e lidar com as atitudes e comportamentos que envolvam relações de gênero, étnico-raciais e questões sobre sexualidade.

O projeto Gênero e Diversidade na Escola é fruto de uma articulação entre diversos ministérios do Governo Federal Brasileiro (Secretaria Especial de Políticas para Mulheres, Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e o Ministério da Educação), o British Council (órgão do Reino Unido atuante na área de Direitos Humanos, Educação e Cultura) e o Centro Latino-Americano em Sexualidade e Direitos Humanos (CLAM/IMS/UERJ).

Faça o download dos livros nos links abaixo:
Vol. 1
Vol. 2

Leia também:

Professores dão lição de superação
Mais do que um modelo. Um exemplo de superação dos...
Educadores discutem sobre políticas de inclusão na...
Com entrega de prêmios para escolas, secretarias d...

2 Responses to “Gênero e diversidade nas escolas”

  1. ademilde alves do amaral on 21 de fevereiro de 2011 at 11:03

    gostaria de adquirir 20 (vinte) livros de Gênero e Diversidade nas escolas. Peço que me enviem três orçamentos padronizados.
    Eu não tenho a bibliografia, logo deixo por livre escolha de vocês, o orçamento deverá ter um total de até 2.000,00
    Estes livros são para um curso na modalidade a distância da Unidade de Educação a Distância – UnUEAD – Anápolis – GO.

  2. Joelma da Conceiçao da Silva Henrique e Souza on 17 de março de 2012 at 17:40

    Sou aluna do CEDERJ, estou cursando o 7º periodo de Pedagogia e fiquei muito interessa da no curso que a UERJ oferece sobre inclusao e diversidade. Quando começara as incriçoes para a proxima turma.

    Um abraço,

    Obrigada.

    Joelma.

Enviar comentário