Aumentar/diminuir tamanho da fonte.

Projeto Praia Para Todos leva deficientes às praias cariocas | Inclusive

Projeto Praia Para Todos leva deficientes às praias cariocas

segunda-feira, fevereiro 8, 2010
Ilustração de carta simbolizando o e-mail.

Envie por e-mail





Envie por e-mail | Aumentar a fonte do texto. Diminuir a fonte do texto. | Por Equipe Inclusive | Pássaro azul, símbolo do TwitterTwitter It!

Volei de praia

A ONG Espaço Novo Ser realiza, todo domingo, de 9h às 14h, no posto 3 da Barra da Tijuca (RJ), o projeto Praia Para Todos, que torna as praias cariocas mais acessíveis. Uma pesquisa realizada pela instituição no final de 2009 comprovou as condições deploráveis de acesso de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida a estes locais. Os problemas constatados são diversos, desde a falta de rampas a dificuldade de transição de uma cadeira de rodas pela extensão das faixas de areia. Até maio de 2010, no entanto, elas poderão visitar as praias com mais liberdade.

O Praia Para Todos tem caráter itinerante para que possa estar em diferentes cenários litorâneos e comunidades cariocas. Além da Barra da Tijuca, as praias de Copacabana, Ipanema e Piscinão de Ramos também serão contempladas, nesta ordem.

A iniciativa propõe aumentar a integração da pessoa com deficiência com a natureza e o esporte, promover mais sociabilidade e, ainda, despertar a atenção da opinião pública. O Projeto oferece o banho de mar orientado, atividades de recreação e iniciação ao desporto adaptado. Entre eles estão o surf adaptado, oferecido pelo renomado Rico de Souza, o voleibol sentado de praia, futebol de anões e o frescobol e a peteca adaptados. Também serão realizadas atividades para crianças, como jogos recreativos e piscina infantil. Todas as atividades serão ministradas e realizadas sob a orientação de profissionais especializados e de voluntários da instituição.

Surf adaptado

O projeto ainda realizará o Desafio de Vôlei Sentado de Praia, no dia 21 de fevereiro, às 9h, no posto 3 da praia da Barra da Tijuca. De um lado da quadra, as campeãs brasileiras de vôlei de praia Talita e Maria Elisa e as medalhistas olímpicas Fabí Alvim e Shelda. Do outro lado, Mauro Vilarinho, Diego Rebouças, Ricardo Holanda e Carlos Augusto Barbosa, jogadores do vôlei para-olímpico (indoor). A idéia é que as atletas joguem nas mesmas condições dos deficientes físicos, ou seja, sentadas. O evento pretende aumentar a visibilidade do esporte, que briga por um espaço já nas Para-olimpíadas de 2016, no Rio, e promete ser uma competição animada e divertida.

“É muito legal ver que através de uma brincadeira poderemos passar uma mensagem tão bacana. E, principalmente através do esporte, poderemos falar de um tema tão sério que é dar a todos os cidadãos os direitos que eles merecem”, comenta a líbero da seleção Fabí Alvim.

Infra-estrutura: esteira para passagem
de cadeiras de rodas, sinalização
sonora, piso tátil, cadeiras
anfíbias e de banho.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, 10% da população mundial apresenta algum tipo de deficiência. No Brasil, são cerca de 24,6 milhões de pessoas. A ONG Espaço Novo Ser ofecere uma infra-estrutura básica aos usuários do Projeto, que inclui esteira para passagem de cadeiras de rodas, sinalização sonora, piso tátil para deficientes visuais, cadeiras anfíbias e de banho – de fácil deslocamento pela areia e que ainda flutua na água -, vagas de estacionamento reservadas, rampas de acesso à areia e tendas.

“A praia é um dos lugares mais aprazíveis e é o que tem as piores condições de acessibilidade. Com os avanços das tecnologias ‘assistivas’, como a cadeira anfíbia, conseguimos implantar o Praia Para Todos, que atende a uma necessidade nossa.”

www.praiaparatodos.com.br

Fonte: Usina da Comunicação

Um comentário em “Projeto Praia Para Todos leva deficientes às praias cariocas”

  1. Luciana Lima on 25 de março de 2010 at 20:33

    Sofrir um acidente de carro e fiquei com encurtamento de 3cm na parna e como convivi com pessoas com necessidades especiais me associei a uma instituição e achei o projeto de vocês muito interresante .
    Sou de Salvador e como na minha cidade possuem muitas pessoas com necessidades especiais gostaria que vocês me orientassem para trazer o projeto para minha cidade.
    Conto com a colaboração de vocês.

Enviar comentário

Espaço Aberto

Ilustração representando uma porta aberta.
Artigos, conjecturas, análises e opiniões. Só que, aqui, dos nossos colaboradores. Envie também sua colaboração para o nosso e-mail.
_
Cenas da tecnobarbárie
Ecos do matrimônio igualitário
A Pastoral Carcerária mostra a verdade
Por elas que reclamo: minhas crianças!

Mídia e Deficiência

Ilustração representando uma TV fora de sintonia.
A deficiência na mídia e através dela. Acompanhe aqui as impressões e opiniões de Patricia Almeida.
_
Filme ‘Colegas’ mostra a alegria de viver dos portadores de Síndrome de Down
Oi, inclusão!
APOIO/PARCEIROS
Instituto Meta Social - abre em nova janela.
APS Down - abre em nova janela.
Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down - abre em nova janela.
Planeta Edducação - abre em nova janela.
Via Política - livre informação e cultura  - abre em nova janela.
Instituto MID - abre em nova janela.
Vez da Voz  - abre em nova janela.
Síndrome de Down no Yahoo Groups - abre em nova janela.
Observatório da Educação - abre em nova janela.
Instituto Futuro Educação - abre em nova janela.
Bengala Legal - abre em nova janela.
Centro de Vida Independente Araci Nallin - abre em nova janela.
Amankay - Instituo de Estudos e Pesquisas - abre em nova janela.
Fórum Permanente de Educação Inclusiva - abre em nova janela.
Afropress - agência de notícias - abre em nova janela.
InfoAtivo DefNnet - abre em nova janela.
Envolverde - abre em nova janela.
Viração - abre em nova janela.