Desenho sobre inclusão vence concurso da Campanha Primavera para a Vida

sexta-feira, dezembro 11, 2009
Ilustração de carta simbolizando o e-mail.

Envie por e-mail





Envie por e-mail | Aumentar a fonte do texto. Diminuir a fonte do texto. | Por Equipe Inclusive
Desenho vencedor do concurso: Gílio Natan Dal Pont (12 anos) – Erechim/ Rio Grande do Sul - Oito crianças jogam vôlei numa quadra. Entre os meninos e meninas que brincam, um sorridente cadeirante, com um girassol nos raios de sua cadeira de rodas!

Oito crianças jogam vôlei numa quadra. Entre os meninos e meninas que brincam, um sorridente cadeirante, com um girassol nos raios de sua cadeira de rodas! Com este desenho que trata da importância da inclusão, Gilio Natan Dal Pont Sirtoli, 12 anos, morador de Erechim, Rio Grande do Sul, foi o grande vencedor do concurso de desenhos da Campanha Primavera Para a Vida, promovida pela CESE – Coordenadoria Ecumênica de Serviço. O segundo lugar ficou com Julia Alessandra Ponnick, de 10 anos, Joinville, Santa Catarina, e o 3º com Daiana Yasmin Schinke, também de 10 anos, de Buriti, interior de Santo Ângelo, Rio Grande do Sul. Os contemplados serão premiados com um Playstation II, um DVD Player e um Som Microsystem pelas colocações de primeiro, segundo e terceiro lugar, respectivamente. Junto com outras nove crianças, as vencedoras vão ilustrar com sua arte o calendário da CESE 2010.Ao todo, 106 crianças enviaram desenhos para o concurso da CESE, que teve como tema “Toda Criança tem Direitos”. Através das ilustrações, meninos e meninas de diferentes regiões do país (Bahia, Belém, Maranhão, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Santa Catarina) puderam discutir e expressar a importância do respeito aos Direitos da Infância e Adolescência. Com o concurso, a CESE – instituição que há 36 anos defende os direitos humanos e fortalece o trabalho de grupos e movimentos populares do país – quis levar um pouco do seu trabalho também para os pequenos, estimulando nas crianças a reflexão sobre a importância da solidariedade e da realização de ações que contribuam para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

“Crianças que têm desde cedo contato com a realidade social, que discutem e entendem a importância de se lutar e de se respeitar os Direitos Humanos, podem desenvolver no futuro mais consciência para lidar com estas questões, se tornando cidadãos mais solidários”, declara Eliana Rolemberg, Diretora Executiva da CESE.O Concurso foi direcionado a crianças entre 06 (seis) e 12 (doze) anos.

A SELEÇÃO

A comissão de seleção do concurso foi composta por dois profissionais da área de ilustração e design e uma assessora de projetos da CESE. Foram eles: Flávia Marinho – designer do A Tardinha, suplemento infantil do Jornal A Tarde; Benjamin Reis – designer da Gerência de Computação Gráfica da TVE (IRDEB) e Lucyvanda Moura – assessora de projetos da CESE.

Os desenhos foram selecionados de acordo com critérios como: apropriação e referência ao tema (direitos), uso do elemento obrigatório (girassol), criatividade e originalidade. Também só foram considerados os desenhos elaborados por crianças entre 06 e 12 anos.

Ao lado dos três vencedores, outras nove crianças foram selecionadas para ilustrar o Calendário da CESE 2010 e vão ganhar mochilas e material escolar. A comissão buscou contemplar um conjunto de desenhos que expressasse a maior diversidade de direitos e decidiu dar Menções Honrosas para outras quatro crianças, que não foram selecionadas por estarem fora dos critérios (como idade ou referência ao tema), mas de alguma forma se destacaram do conjunto.

Além destes desenhos, destacamos ainda a participação do Instituto de Educação Infantil e Assistência Social Bom Samaritano, que fica em Viamão, no Rio Grande do Sul, e faz parte da Comunidade Evangélica de Porto Alegre (Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil). A instituição promoveu atividades com três diferentes grupos de crianças sobre o tema do concurso, enviando ao todo 29 desenhos, com referências a diversas áreas de direitos.

Veja a lista dos vencedores e selecionados para o catálogo e acesse o Flickr do concurso, onde estão publicados todos os desenhos. Link abrirá em uma nova janela ou aba.

__________________________

Fonte de informação: CESE Link abrirá em uma nova janela ou aba.

Leia também:

Acessibilidade Irreal
"A proposta da acessibilidade é facilitar a n...
Curta-metragem sobre "inclusão radical"
Abstemo-nos absolutamente de tecer qualquer coment...

One Response to “Desenho sobre inclusão vence concurso da Campanha Primavera para a Vida”

  1. Paulo Romeu on 11 de dezembro de 2009 at 18:29

    Parabéns a CESE pela iniciativa e parabéns a quem redigiu a notícia pela audiodescrição do desenho. Mostra bem como dá para fazer até sem saber que isso é audiodescrição.

Enviar comentário